Usina São José do Pinheiro: a base dos negócios de Augusto Franco

Aracaju/SE, 17 de Fevereiro de 2022

#TBTFIES 03 - site.jpg

Dando continuidade à celebração de grandes nomes da Indústria sergipana, o TBT desta semana é sobre o empresário Augusto Franco e o papel da Usina São José do Pinheiro na sua vida empresarial e na economia sergipana.

Augusto do Prado Franco nasceu nas terras da Usina São José, no povoado Pinheiro, no próspero município de Laranjeiras, em 4 de setembro de 1912, filho de Albano do Prado Pimentel Franco e de Adélia do Prado Franco.Formou-se médico, mas teve que assumir os negócios da família com a morte do pai. Além de empresário também foi político, sendo deputado federal, senador e governador de Sergipe.

Usina São José do Pinheiro: a base dos seus negócios

Usina Pinheiro.jpg

A Usina esteve no centro das atividades canavieiras, e Augusto Franco encarnou a teimosia de recuperar a produção e o prestígio da indústria açucareira sergipana, objetivo que marcou a sua conduta de empresário.O local guardou a memória dos modos de plantar cana e fazer o açúcar, evoluindo com o domínio do conhecimento novo, experimentando tipos de cana, cuidados de cultivo, tempo de corte e de moagem, assimilando as novas tecnologias que atualizaram o processo industrial.A busca constante por qualidade e a preocupação com a segurança alimentar levou a Usina a obter os certificados ISO 9001:2008 e ISO 22000:2005. A empresa também contribui para a evolução cultural, social e econômica dos seus trabalhadores, com a preservação do meio ambiente, a partir das nascentes do Rio Cotinguiba, e estabelece uma boa convivência social com a comunidade de Laranjeiras e dos municípios que formam a sua área de atuação e influência.

Fonte: Indústria de Sergipe, grandes nomes de uma história, (2011).

Acompanhe também as nossas redes sociais: @fiesindustria