Siga-nos:

MENU

SINDUSCON e SEBRAE contribuem para reduzir o efeito estufa

Aracaju/SE, 09 de Janeiro de 2020

Compartilhar:

20200109143146_5e1763823660b.jpg

Apresentação de resultados de agosto/07 a março/08

Com o objetivo de apresentar os resultados e planejar a continuidade de ações, aconteceu reunião de fechamento do projeto para gerenciamento de resíduos em canteiros de obra, realizado através da pareceria do Sinduscon-SE e Sebrae-SE, contando com a consultoria da empresa M&C Engenharia Ltda.

O projeto foi desenvolvido no período de agosto/07 a março/08 e contou com a participação em 12 canteiros de obras das empresas J Nunes Construções, Nassal, GP Engenharia, União Engenharia, Teccol, Casa Nova, AC Engenharia, Construtora Santa Maria e JMS, tendo sido realizado o treinamento de 795 colaboradores da construção civil, enfatizando a importância de se diminuir os impactos ambientais provocados pelo setor e cumprimento das exigências da Resolução CONAMA nº 307/02, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.

Um dos resultados destacados foi a quantidade de resíduos destinados para reciclagem externa, através da parceira firmada com a Cooperativa CARE, sendo 4 ton de papéis, 2,5 ton de plásticos e 24,5 ton de metais. Sobras, até então consideradas inúteis dispendiosas e nocivas ao meio ambiente, transformadas em matéria-prima e fonte de renda para centenas de famílias pobres.

Para a reutilização externa, foi firmada parceria com a Cerâmica Santo Antônio, da cidade de Itbaiana, que coletou 3,5 ton de papel, 9 ton de madeira e 450 kg de pó de serra, durante a atuação do projeto.

Os resultados do projeto foram considerados bastante positivos, uma vez que a sensibilização para as questões ambientais e a busca da diminuição de rejeitos e da destinação produtiva dos resíduos da construção civil surtiu efeito.

Outro aspecto importante, é a quantidade de resíduos que foi reaproveitada, contribuindo para a melhoria do meio ambiente, a qualidade de vida na cidade de Aracaju, geração de empregos e renda e o know how conseguidos.

Durante a reunião, também foram discutidos os desafios a serem enfrentados para a continuidade das ações desenvolvidas como a necessidade de manutenção de treinamentos nas empresas atendidas e nas outras associadas do Sinduscon-SE que não tiveram oportunidade de participar do projeto; a necessidade de diminuir a produção de alguns resíduos, principalmente do gesso; além da necessidade de apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju no disciplinamento de locais adequados para a deposição desses resíduos de construção civil.

Conclui-se que o projeto contribuiu para a diminuição dos impactos ambientais do setor da construção civil em Aracaju, mas ainda existe muito a ser feito e que os desafios devem ser enfrentados coletivamente pela sociedade. Por conseguinte, leis disciplinando o assunto precisam existir.

Fonte: www.sinduscon-se.com.br

A FIES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.