Siga-nos:

MENU

SESI realiza mesa redonda sobre Sífilis e Qualidade de Vida

Na manhã da última sexta-feira (25) foi realizada no uma mesa redonda sobre sífilis e qualidade de vida com o objetivo de contribuir com a prevenção e favorecer a elevação da qualidade de vida, além de propiciar momento de capacitação para os trabalhadores da indústria.

Aracaju/SE, 09 de Janeiro de 2020

Compartilhar:

20200109143213_5e17639d29998.jpg
20200109143213_5e17639d2cc69.jpg

Na manhã da última sexta-feira (25) foi realizada no uma mesa redonda sobre sífilis e qualidade de vida com o objetivo de contribuir com a prevenção e favorecer a elevação da qualidade de vida, além de propiciar momento de capacitação para os trabalhadores da indústria. Com um público bastante expressivo composta por vários profissionais da saúde, representantes de indústrias sergipanas, entidades e órgãos governamentais e particulares de Sergipe, o evento serviu de alerta sobre o alto índice de casos de sífilis diagnosticados desde o início deste ano. Segundo o Dr. Almir Santana, de Junho até hoje, está sendo constatado um caso de AIDS por dia em todo o estado. Desde janeiro já somam 191 casos em 2011.

Entre os casos de sífilis já somam 20 casos detectados mensalmente em Sergipe. A sífilis é causada por uma bactéria denominada Treponema pallidum que pode ser contraída, de um modo geral, por todas as pessoas que se expõem a uma relação sexual sem o uso da camisinha, recebe sangue não testado, compartilham seringas ou agulhas, ou gravidez sem pré-natal.  Ainda de acordo com o Dr. Almir Santana, 90% dos casos são de sífilis congênita, onde, o bebê já nasce com a doença devido à ausência do pré-natal que deve ser feito tanto pela mulher, quanto pelo homem.     

A ausência de insumos de prevenção e a falta de ações preventivas destinadas aos trabalhadores no seu próprio local de trabalho está relacionada à vulnerabilidade institucional das empresas e grandes indústrias. Por isso a preocupação do Serviço Social da Indústria de Sergipe (SESI/SE) em fomentar ações como esta para os trabalhadores de indústrias e empresas, visando uma maior compreensão das informações necessárias sobre como se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis. Para Almir Santana, iniciativas como esta colaboram com a rede de informações que precisam ser levadas para a sociedade e trabalhadores do estado. “Com essa parceira do SESI teremos mais espaço nas indústrias e empresas e com isso conscientizar e estimular principalmente os homens a fazerem o pré-natal e fazerem o uso da camisinha evitando consequências fatais e complicações de doenças venéreas na sua vida e de sua parceira e também na vida de seu próprio filho” enfatiza doutor Almir Santana.

Outra temática importante para a qualidade de vida do trabalhador foi a palestra sobre ‘Qualidade de Vida e Saúde’ ministrada pelo professor, Emerson Pardono, da Universidade Federal de Sergipe. Mostrando os benefícios que as práticas de atividades físicas podem influenciar na melhora da resistência à insulina, da força muscular, da condição física, do controle do peso corporal, a diminuição da pressão arterial, dentre outros, fizeram com que muitos dos presentes refletissem sobre o sedentarismo obtido durante o horário de trabalho. “A importância de divulgação de conhecimento e colocá-las em prática é fundamental para a qualidade de vida do trabalhador” pontua o Professor.

A FIES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.