SENAI/SE conquista terceiro lugar nacional no SAEP 2021

Aracaju/SE, 21 de Fevereiro de 2022

Mais uma vez o SENAI Sergipe confirma seu lugar no pódio da Educação profissional no país. Os alunos concluintes dos Cursos Técnicos participaram da Avaliação de Desempenho de Estudantes (ADE), aplicada pelo CEBRASP e a média alcançada para o nível adequado ou avançado foi de 8,9 que ficou acima da média nacional de 7,6 no ano de 2021 – consagrando-os em terceiro lugar nacional no Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP).

Entendendo um pouco maiso Sistema de Avaliação tem a finalidade de verificar a qualidade das ofertas de cursos e eficácia do ensino e aprendizagem através do IDAP, da Pesquisa de Egressos e da Pesquisa de Satisfação das empresas com os novos trabalhadores. Os alunos do DR Sergipe atingiram a média de 8,9 no IDAP ficando em 3º lugar na média de notas dos alunos da rede no Brasil. A última pesquisa de egressos registrou que 65,6% dos alunos formados pelo SENAI em Sergipe estão trabalhando; que 80,8% das empresas preferem contratar egressos do SENAI; e que a nota média de satisfação das empresas com estes novos profissionais alcançou nota 8,9.  Das empresas que contrataram serviços educacionais do SENAI, 93,3% consideram-se satisfeitas.            Em relação aos cursos, destaque para o desempenho dos alunos dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho e em Eletroeletrônica que trouxeram o 1º lugar na classificação geral para o Estado de Sergipe e o Curso Técnico em Edificações o 2º lugar. Para o diretor geral do SENAI, Paulo Bergamini, o resultado do SAEP demonstra “a sinergia de uma equipe dedicada e que está em constante especialização, principalmente na parte prática, que é o nosso propósito. É um indicativo de que entregamos com excelência o que nos propomos a oferecer aos alunos”.

Nas 11 edições do SAEP, o SENAI Sergipe esteve seis vezes no pódio – sendo cinco delas em 1º lugar e uma em 3º na classificação geral (2021).

Segundo a gerente de educação profissional do SENAI/SE, Sílvia Delmondes esse resultado “mostra o compromisso com a qualidade da educação e que os profissionais formados pelo SENAI saem da escola com o perfil adequado para atuarem em qualquer local do país e fora dele, já que as provas exigem fundamentação teórica e domínio das práticas utilizando as atuais tecnologias”.

Ao averiguar a qualidade da sua educação profissional, o SENAI demonstra o compromisso do Sistema Indústria em preparar trabalhadores com condições de inserção no mundo do trabalho, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da indústria brasileira.

UNICOM/FIES