Siga-nos:

MENU

SENAI/SE comemora avanço da Energia Solar no mercado brasileiro

Aracaju/SE, 18 de Agosto de 2022

Compartilhar:

No mês de agosto, a Energia Solar se tornou a terceira maior fonte de matriz elétrica no Brasil, ultrapassando as termelétricas movidas a gás natural e biomassa. Esses dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que também mostrou que a tecnologia soma 16,4 gigawatts de capacidade.

Nos últimos 10 anos, o mercado de energia solar expandiu-se através da geração de energia solar nas casas e nas empresas, que optaram pela instalação de placas solares para reduzir os gastos, podendo economizar até 90% na conta de luz. O aumento de linhas de financiamentos em diversos bancos pelo Brasil também foi um fator importante para o crescimento do mercado, que proporciona ao consumidor trocar a conta de luz pela parcela do financiamento.

O Marco Legal da Geração de Energia Solar é outro fator que alavancará os números do setor ainda este ano, pois proporciona isenção das taxas até 2045 aos que aderirem a energia solar até o final deste ano. O consumidor que adquirir Energia Solar a partir de 07 de janeiro de 2023 terá de obedecer às novas regras e será taxado.

O SENAI Sergipe, através do setor de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI), faz o atendimento tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, desde a concepção do projeto até a instalação do equipamento solar fotovoltaico. O usuário é acompanhado em todas as etapas, podendo contar com uma instituição reconhecida internacionalmente, que proporciona segurança e qualidade na execução.

O consultor em Eletroeletrônica do SENAI/SE, Alexandre Gomes, comentou que, de acordo com os últimos levantamentos feitos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), “o setor apresentou crescimento exponencial, sendo que as cidades de Sergipe contam com um bom número de sistemas fotovoltaicos instalados, totalizando um crescimento de 213% nos últimos anos. A energia solar está tanto na área urbana como na área rual, em condomínios, hospitais, supermercados, comércios, indústrias, fazendas, sítios, escolas, faculdades, etc”.

O crescimento da Energia Solar é fundamental para o avanço econômico, social e sustentável para o nosso país. O SENAI/SE celebra esse momento e almeja que a Energia Solar conquiste ainda mais espaço no nosso país e estado sergipano.

A FIES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.