Presidente da FIES parabeniza os 20 anos do plano real
Aracaju/SE, 27 de Fevereiro de 2014

Lançado em fevereiro de 1994 através da Medida Provisória 494/94 (convertida na Lei 8.880/94), o Plano Real, lançado para combater a superinflação que assolava o país desde a década de 1980 completa 20 anos de implementação neste ano.
Para o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Eduardo Prado de Oliveira, “devemos sempre lembrar da importância do plano para a estabilidade da economia nacional desde a sua implantação, já que a estabilidade é o cerne para o crescimento econômico sustentável. Além disso, para os empresários um ambiente com menos inflação é fundamental para a manutenção e elevação dos investimentos”.
O Plano implementado no Governo Itamar Franco, pelo ministro da Fazenda a época e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi executado em duas fases através de medidas como redução dos gastos públicos, aumento e redução de tributos, privatizações e controle cambial. Vale destacar que esse plano representou um marco, porque durante a década de 1980 e início dos anos 1990, foram lançados várias medidas de combate à inflação que não obtiveram sucesso.
Por fim, Eduardo Prado, diz que “o trabalho de reconhecimento internacional e credibilidade da nossa economia também foi conquistado no Governo Lula, com o desenvolvimento de um mercado consumidor robusto e atrativo”.