Industriário empresta nome para escola do Sesi em Estância
Na manhã da sexta-feira, 23 de janeiro, o auditório do Centro de Educação e Tecnologia do SENAI, em Estância, ficou lotado com a presença de autoridades do município e amigos de João Batista da Rocha
Aracaju/SE, 09 de Janeiro de 2020

Paulo Bergamini fala da importância do Ensino Articulado

Sr. João Batista agradece a homenagem
Na manhã da sexta-feira, 23 de janeiro, o auditório do Centro de Educação e Tecnologia do SENAI, em Estância, ficou lotado com a presença de autoridades do município e amigos de João Batista da Rocha, industriário que emprestou seu nome à escola de ensino fundamental e médio inaugurada pelo Sesi e que marca o início do ensino articulado oferecidos pelo Sistema Indústria.
A escola homenageia um dos mais antigos operários da indústria estanciana. João Batista começou a trabalhar ainda jovem, aos 14 anos. Sua história de vida se confunde com fundação de uma das mais representativas indústrias têxteis de Sergipe, a Constâncio Vieira. “Seu Batista”, como é conhecido, começou limpando as máquinas de fiação, aprendeu a lidar com as máquinas de cordão, passadores, atuou nas tarefas no salão de fazenda, na tecelagem, foi ajudante de contra-mestre, contra-mestre, mestre, até chegar a contra-mestre geral e gerente.
“A escola de Ensino Fundamental e Médio João Batista da Rocha é uma justa homenagem ao trabalhador da indústria sergipana e concretiza um dos projetos mais importantes do Sistema Indústria Nacional, a Educação Articulada”, destacou Paulo Bergamini Diretor Regioonal do SENAI e Superintendente Corporativo do Sistema.
A inauguração da escola eleva para 15, em 2009, o número de turmas de educação articulada, resultado da parceria do SESI/SENAI. A diretriz pedagógica da unidade possibilita que o estudante curse a educação básica paralela à educação profissional.
Durante a cerimônia de inauguração, professores e alunos discursaram sobre a nova fase das instituições e sobre a importância do ensino articulado, o que foi confirmado pelo prefeito Ivan Leite que prestigiou o evento. A cerimônia foi encerrada com visita às instalações e coquetel.