II Sergipe Export mostra o caminho das exportações aos empresários sergipanos
Aconteceu neste último dia 29 no auditório da CODISE, o II Sergipe Export. Realizado pela Comissão de Comércio Exterior de Sergipe (CCE-SE), através da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), o evento atraiu um grande número de participantes que assistiram a palestras de parceiros como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (SEDETEC), dentre outros.
Aracaju/SE, 09 de Janeiro de 2020

Sergipe Export atraiu empresários, pesquisadores e estudantes
"Convido os empresários sergipanos a darem um passo em direção ao mundo." Com essas palavras, a coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN), Cristina Rocha, iniciou o II Sergipe Export. Realizado no dia 29, no auditório da CODISE, o evento organizado pela Comissão de Comércio Exterior de Sergipe (CCE-SE), através da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe. Contando com a participação de empresários, pesquisadores e estudantes da área que assistiram a palestras de parceiros como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (SEDETEC), dentre outros.
Durante o seminário foram proferidas palestras que ofereceram bastante suporte para que os empresários do estado comecem a pensar na questão exportadora com mais afinco. O evento apresentou além de casos de sucesso e informações técnicas atualizadas, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer os meandros do comércio exterior, palestras sobre diversos temas que serviram de orientação a quem tivesse interesse de ingressar nesse setor. Logo após a abertura, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (SEDETEC) apresentou o resultado da pesquisa "Perfil do Comércio Exterior em Sergipe", demonstrada pelo técnico da SEDETEC, Danilo Munduruca. Segundo ele, o empresariado local precisa se acostumar com as exportações, que ainda são esporádicas. A pesquisa teve como diferencial o fato de ser qualitativa e ter trabalhado diretamente com empresários sergipanos para qualificar o comércio exterior no Estado.
As capacitações às indústrias também foram abordadas. O superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Paulo Brandão, detalhou o PEIEX. O projeto, que irá buscar melhorias junto ao empresariado visando o mercado externo, é um sistema de resolução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos que visa incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora empresarial. Já a coordenadora do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Beatriz Bezerra, apresentou no evento a experiência da Comissão de Comércio Exterior no Ceará, a primeira CCE do Brasil e que está sendo replicada em outros Estados. Foram mostrados diversos exemplos de sucesso nessa fomentação de uma cultura exportadora, que a CCE-SE busca para nosso Estado.
O gestor de projetos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil), Ulisses Pimenta, também palestrou durante o evento. Com o tema "Importância da Identificação de Mercados", Ulisses falou sobre planejamento e a importância do estudo e identificação de comércios para quem trabalha com exportações.
Na parte da tarde, o Gerente da Unidade de Atendimento a Indústria do SEBRAE, Paulo Afonso Marques, palestrou sobre internacionalização de empresas. Em seguida, o BNDES através de seu Gerente da Área de Exportação, Guilherme Pfisterer, falou sobre o apoio à exportação, explanando sobre as linhas de financiamentos do banco para os empresários que pretendem trabalhar com o comércio exterior. O presidente do Banco do Estado de Sergipe (BANESE), Saumíneo Nascimento, participou falando sobre os desafios do comércio exterior de Sergipe frente à crise econômica mundial. Ele destacou as oportunidades que Sergipe tem no comércio exterior a partir das ações do banco no apoio às atividades econômicas voltadas a esse setor.
No final, houve distribuição de bolsas gratuitas de cursos que serão oferecidos pelo CIN/FIES neste segundo semestre. Objetivo. Mais de 140 pessoas participaram do II Sergipe Export, mostrando o sucesso do evento, realizado de 2 em 2 anos, com sua terceira edição já garantida para 2011. O seminário teve o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (SEDETEC) e parceiros como SEBRAE, BNDES, BANESE, Correios, dentre outros