Governador e presidente da FIES participam de inauguração na Cerâmica Dois Irmãos
Aracaju/SE, 13 de Fevereiro de 2014



A Indústria Cerâmica Dois Imãos inaugurou na última quarta-feira (12), na cidade de Capela, a segunda etapa e ampliação de sua fábrica. Com isso, a indústria passa de 80 para 150 empregos diretos e outros 300 indiretos, produzindo mais de 5 mil toneladas de produtos cerâmicos/mês. Além de receber apoio técnico e operacional fornecido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), o empreendimento recebeu incentivos fiscais do Governo do Estado através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) com a redução e insenção de impostos.
A solenidade de inauguração promovida pelo empresário e presidente da indústria, José Abílio, contou com a presença do governador, Jackson Barreto, e do presidente da FIES, Eduardo Prado de Oliveira. Para o governador, ações como esta reafirmam o compromisso do executivo com o setor privado. “Não tenho a menor dúvida de que o Governo do Estado renova o seu compromisso com a iniciativa privada, com as empresas privadas, com o trabalho que é executado por esses companheiros que estão à frente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, que com o seu trabalho e o seu sacrifício pessoal consegue promover justiça social em nosso estado”, enfatiza.
O governador salienta ainda a pessoa do empresário José Abílio para o fortalecimento da economia local e na geração de emprego. “O papel do governo do estado é de apoiar, é de cumprimentar e se sentir feliz com a participação do setor privado na geração de empregos em nosso estado. Abílio é um homem que está presente em Itabaiainha, em Siriri, presente aqui na Capela, é um empresário que merece o nosso respeito e de toda a sociedade sergipana. Uma família empreendora que gera emprego e renda para o nosso povo, eu tenho muito orgulho do trabalho desenvolvido pelo empresário José Abílio no pólo ceramista de Itabaianinha e agora expandindo para Capela. Uma referência e uma figura emblemática na indústria ceramista de Sergipe”.
O presidente da FIES, Eduardo Prado, também ressaltou a figura do amigo, José Abílio, em prol do setor cerâmico sergipano. “Abílio é um homem que já está há quarenta anos no ramo de cerâmica, é companheiro nosso na direção da Federação das Indústrias e presidente do Sindicato. Isso mostra o dinanismo e a pujança do empresariado sergipano naquilo que é efetivamente e que o estado precisa que é pagamento de impostos e a criação de emprego e renda, coisa que Abilio faz com muita competência e lealdade”.
A Cerâmica Dois Irmãos está instalada na BR 101, no povoado Pirunga, no município de Capela, distante cerca de 67 km de Aracaju e faz parte de outras quatro indústrias do grupo, administradas por José Abílio, que há quase meio século atua no setor cerâmico em Sergipe. Em seu total, as três cerâmicas localizadas em Itabaiainha, uma em Siriri, e a de Capela, empregam cerca de 500 trabalhadores e mais de 1500 empregos indiretos.”Começamos no fim dos anos 90 acreditando em um projeto ambicioso em prol do desenvolvimento cerâmico sergipano. Me sinto orgulhoso em poder colaborar com o nosso estado na geração de emprego e no progresso da nossa economia. Agradeço aos amigos e ao nosso governador por todo apoio que foi nos dado nessa trajetória”.
De acordo com o Sindicato das Indústrias Cerâmicas e Olarias do Estado de Sergipe (Sindicer/SE) existem mais de 115 indústrias de médio e grande porte, e cerca de 400 olarias espalhadas por todo o Estado, gerando mais de 12 mil empregos diretos e indiretos. A produção está concentrada nas cidades do Baixo São Francisco, de Itabaianinha e Itabaiana.
Solenidade prestigiada
Além de vários amigos e empresários, participaram ainda da solenidade os trabalhadores da Cerâmica Dois Irmãos e diversas autoridades, entre elas: o prefeito de Capela, Ezequiel Leite; secretários estaduais; representantes da CODISE e Cohidro; os deputados estaduais, Zezinho Guimarães, Raimundo Vieira, Jeferson Andrade e Conceição Vieira; e vereadores do município de Capela.