Siga-nos:

MENU

FIES sedia lançamento do PEIEX em Sergipe

Aracaju/SE, 28 de Abril de 2022

Compartilhar:

8.jpg

 

 

Na manhã do dia 27 de abril, a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) sediou o lançamento do PEIEX em Sergipe, uma parceira da ApexBrasil com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O projeto tem como objetivo atender gratuitamente 25 empresas sergipanas que tenham interesse em iniciar ou ampliar suas vendas no mercado internacional. O evento também contou com o apoio da Fecomércio, Sebrae e do Governo do Estado de Sergipe.

 

Apesar de ser o menor estado do país, Sergipe possui grande potencial de exportação. Sérgio Ferreira, responsável pelo Desenvolvimento de Novos Negócios na Apex comentou que “as empresas precisam explorar o tema e ver a exportação como uma posição estratégica”. A Apex fornece as ferramentas necessárias para que o empresariado prospere no mercado exterior, aumentando a produtividade, qualidade e inovação. 

 

A parceria da Apex com o IEL Sergipe começou em 2008, momento em que mais de 400 empresas usufruíram dessa união. Rodrigo Rocha, superintendente do IEL Sergipe, aproveitou a oportunidade para demonstrar como a FIES auxilia no fortalecimento das empresas sergipanas através das suas casas – SESI, SENAI e IEL – a exemplo das consultorias técnicas e tecnológicas, que contam com todas as ferramentas para auxiliar o PEIEX. “Sem precisar contratar funcionários ou maquinários, conseguimos aumentar de 40% a 50% a produtividade de uma empresa com consultoria”, disse Rodrigo. 

 

Muito se falou de inovação. No momento atual, o auxílio do espaço digital é um grande suporte para a exportação. Paulo do Eirado, diretor do Sebrae Sergipe, é um entusiasta dessa ideia: “Passo inevitável para a sobrevivência de uma empresa é explorar o espaço digital, que pode trazer muito valor agregado, comunicação, interação e até reparos nos negócios no mundo atual”. Além disso, reforçou que a exportação precisa ser um pensamento coletivo, que a iniciativa deste evento é um fortalecedor para a exportação sergipana. 

 

O secretário de Estado da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, afirmou que há um potencial para crescimento enorme no setor de exportação sergipano, já que hoje há um total de 20 mil microempresas e nove mil microempreendedores individuais registrados. Independente do tamanho da empresa, todos podem adquirir as ferramentas para exportar. 

 

Durante o evento também foram fornecidas palestras sobre mercados potenciais; democratização do acesso às ferramentas de apoio à cultura exportadora; câmbio e crédito para o comércio exterior; informações relevantes para a utilização do Terminal Marítimo Inácio Barbosa nas exportações e importações; e a apresentação do case de sucesso “Empresa Maratá”, que já participou da edição anterior do programa.
 

Através do fortalecimento dessa parceria, o evento terminou com grande entusiasmo e expectativa de alcançar uma nova etapa no processo de exteriorização do mercado sergipano.

A FIES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.