FIES sedia IV Congresso Sergipano de Ciência
Aracaju/SE, 27 de Fevereiro de 2018



Foi realizado nesta segunda-feira, 26, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), o IV Congresso Sergipano de Ciência. O evento que acontece a cada dois anos reuniu a comunidade científica sergipana para promover uma maior discussão sobre temas relevantes para a ciência.
O encontro teve como objetivo principal em 2018 a formalização de um Pacto pela Ciência, Tecnologia e Inovação, assinado pelos representantes das Instituições de Ensino e Pesquisa de Sergipe e por outras entidades que atuam em prol da Inovação, como a FIES e o Instituto Euvaldo Lodi - IEL/SE. O documento conduzirá as relações com autoridades políticas do Estado, a fim de aproximar os atores políticos e a sociedade em geral com relação às pautas, promovendo sua efetiva concretização.
“Nós crescemos no estado de Sergipe mais do que estados comparáveis conosco, em termos de tamanho e população, a exemplo de Alagoas. Crescemos mais em pesquisa, pós-graduação, mas a gente não cresceu de maneira proporcional em termos de financiamento para ações de pesquisa e desenvolvimento. Reunimos pesquisadores das mais diversas áreas de conhecimento em Sergipe para elaborar um documento que mostre o que a gente tem feito, o que somos capazes de fazer e o que a gente precisa para continuar fazendo mais e melhor’’, destacou o presidente da Associação Sergipana de Ciência, o professor Dr. Marcus Eugênio Oliveira Lima.
A conferência de abertura foi promovida pelo diretor de relações institucionais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), José Ricardo Santana que abordou o tema “Pensando uma Agenda Nacional de Pesquisa”.