Siga-nos:

MENU

FIES sedia evento sobre desenvolvimento sustentável e as medidas preventivas ambientais na indústria

Aracaju/SE, 04 de Junho de 2024

Compartilhar:

Imagem do WhatsApp de 2024-06-04 à(s) 14.26.32_d99e8cb0.jpg

 

No dia 04 de junho, a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) recebeu a 2ª Edição do Workshop “Por dentro da Industria”, contando com pautas sobre desenvolvimento sustentável e as medidas preventivas ambientais na indústria. O  evento reuniu especialistas que abordaram temas como: Outorga de água, Emissão de poluentes atmosféricos e Licenciamento ambiental.

Representando o presidente da FIES, Rodrigo Rocha, superintendente do IEL, abriu o evento destacando a importância da informação e do consumo consciente. Segundo ele, é fundamental ter cuidado com a quantidade de informações que consumimos e verificar a veracidade das mesmas. Rodrigo também falou sobre a importância da Casa da Indústria para o desenvolvimento do estado.

Em sua palestra, Bráulio Andrade, assessor extraordinário da SEMAC, abordou o tema da Outorga de água. Explicou que se trata de um instrumento legal que visa assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água. Ele também detalhou os diferentes tipos de outorga e os critérios utilizados para sua concessão.

Na sequência, a Dra. Gabriela Almeida, presidente da GA Ambiental, falou sobre o Licenciamento ambiental e sua relação com a sustentabilidade. Reforçando que o Licenciamento ambiental existe para garantir que a indústria possa funcionar de forma sustentável, sem comprometer o meio ambiente, ela também falou sobre os princípios diversos do desenvolvimento sustentável.

Em virtude da fala da Dra. Gabriela, participantes do evento relataram sobre a rotina na sua empresa, que utiliza práticas de sustentabilidade na rotina, falando sobre os programas que a empresa desenvolve para reduzir seu impacto ambiental, como a campanha dos lacres, a doação de livros e o Dia da Árvore.

O evento também contou com a participação de um especialista em Emissão de poluentes atmosféricos, Dirceu Benjamin, Engenheiro Químico, que falou sobre as diferentes fontes de poluição do ar e os sistemas de controle e tratamento utilizados em Sergipe. Ele também destacou a importância do licenciamento ambiental para o controle da emissão de poluentes.

Consideradas um sucesso pelos participantes, as palestras foram informativas e instigaram debates sobre a importância da gestão da água e do Meio Ambiente em Sergipe.

A FIES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.