Siga-nos:

MENU

FIES realizou I Workshop das Indústrias de Sergipe

Aracaju/SE, 24 de Novembro de 2022

Compartilhar:

 

Na manhã da quinta-feira, 24 de novembro, aconteceu o I Workshop das Indústrias de Sergipe, realizado pela Federação das Indústrias de Sergipe (FIES) em parceria com Instituto Euvaldo Lodi em Sergipe (IEL/SE), a GA Consultoria Ambiental e Sanitária, e o Fórum Empresarial de Sergipe. O objetivo do evento é abordar temas emergentes na pauta da Indústria, com seus impactos nacionais e locais, a fim de entender o cenário e elaborar medidas assertivas para as empresas crescerem nesse ambiente. O evento contou com 90 inscritos. 

A primeira palestra foi ministrada pelo superintendente do IEL, Rodrigo Rocha, com o tema “Perspectivas para o crescimento Industrial em Sergipe”. Além de apresentar dados econômicos dos últimos anos, Rodrigo enfatizou a importância da ciência, tecnologia e inovação para o sucesso da indústria. “Para falar em futuro desejado, é necessário incluir em seu planejamento as novas tecnologias e inovação. As empresas precisam desses suportes para continuar existindo, incluindo-os em seus planejamentos estratégicos”, afirmou o superintendente.Em seguida, a palestrante Gabriela Almeida, doutora em Biotecnologia Ambiental, buscou desmistificar o conceito de meio ambiente com a palestra “Regularização ambiental e sustentabilidade na indústria”. Segundo Gabriela, meio ambiente e sustentabilidade não estão ligados apenas ao conceito de ambiente verde, de natureza, “ser sustentável é reduzir perdas, corrigir falhas e melhorar a produtividade em todas as esferas: sociais, econômicas, trabalhistas e ambientais”. Sendo assim, o desenvolvimento sustentável leva a atuação harmoniosa de todas as áreas de uma empresa, mudando o padrão mental e entregando valor ao cliente. 

O terceiro e último palestrante foi o instrutor do SENAI Alan Eanes, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, com o tema “Monitoramento e Gerenciamento de Riscos na Indústria”. O profissional abordou a importância de as empresas conhecerem as disposições legais de riscos ocupacionais e também é essencial expor os colaboradores ao reconhecimento de riscos. “Parece simples, mas não tem como reconhecer um risco sem conhecer o risco. É necessário que todos da empresa passem por simulações, palestras, entre outras ações que os demonstrem como seria lidar com o risco em uma situação real. Protege tanto o colaborador quanto a própria empresa”, explicou Alan.Esse é o primeiro Workshop da FIES, que pretende fazer algumas edições na agenda do próximo ano. O evento é aberto às empresas e também a sociedade em geral.  

Workshop.jpg


 

A FIES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.