Siga-nos:

MENU

FIES promoveu encontro de empresários com a Sudene

Atendendo a convite da FIES, a diretoria da Sudene realizou palestra com o tema “Sudene e seus instrumentos de Ação” para empresários do setor produtivo sergipano

Aracaju/SE, 09 de Janeiro de 2020

Compartilhar:

20200109143156_5e17638cc113c.jpg
20200109143156_5e17638cc3f55.jpg

O governador Marcelo Déda enfatizou a importância do novo papel da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) durante a abertura do Encontro de Empresários Sergipanos promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies). O evento ocorreu no final da manhã desta sexta-feira, 10, no auditório da Fies, no bairro Capucho, em Aracaju. Na oportunidade, foram entregues os laudos de concessão de incentivos fiscais pára empresas instaladas em Sergipe.

O evento contou com a participação do superintendente da Sudene, Paulo Fontana e, sob o tema 'A Sudene e os Seus Instrumentos de Ação', promoveu a apresentação de suas linhas de financiamento e incentivos fiscais para empresários e autoridades sergipanas, a exemplo dos financiamentos através do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE) e incentivos como a redução de 75% do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ). A meta é atrair novos projetos e, conseqüentemente, mais investimentos para Sergipe.

Incentivos

Marcelo Déda e o superintendente Paulo Fontana promoveram a entrega dos laudos de concessão de incentivos fiscais para empresas instaladas no Estado, a exemplo da TNL PCS (empresa de telefonia Oi móvel), Sergyene Indústria e Comércio, Moinho Sergipe, Petrobras, Calçados Hispana Ltda, dentre outras.O governador Marcelo Déda fez questão de registrar seu agradecimento pela presença do superintendente Paulo Fontana, além de ressaltar a importância da Sudene para o Nordeste brasileiro.

"Esta é uma autarquia que nasceu de um sonho de um grande brasileiro, que foi Celso Furtado, e da coragem de um grande presidente que foi Juscelino Kubitschek. A Sudene nasceu para enfrentar as desigualdades do crescimento brasileiro, fomentar a política de desenvolvimento regional e para consolidar a idéia de um nordeste capaz de superar suas dificuldades e vencer preconceitos", registrou Déda.

Nordeste como solução

"O Nordeste não é um problema para o Brasil. O Nordeste é parte da solução dos problemas brasileiros", sentenciou o governador, ao contextualizar a importância do crescimento da região, superior ao de outras regiões brasileiras. Segundo Déda, isto deve-se, em grande parte, à condução firme, decidida e visionária do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva que, pela primeira vez na história recente do país, consegue obter índices de crescimento sem precedentes e, o mais importante, aliados a uma distribuição mais justa da renda entre as diversas camadas sociais. "Isto é crescimento com justiça social minimizando as desigualdades", completou.

Desenvolvimento Industrial

A importância das iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado, a exemplo do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) que cria vantagens competitivas para atrair, como vem fazendo, novos empreendimentos para o Estado de Sergipe, além da atuação do Banco do Estado de Sergipe (Banese), que hoje disponibiliza mais de R$ 270 milhões ao mercado local, também foram mencionadas por Déda como elementos fundamentais de uma política que visa atrair novos investimentos, gerando renda, postos de trabalho e qualidade de vida para os sergipanos. 

Crescimento da economia sergipana

O governador também foi enfático ao ressaltar a importância dos programas que a Sudene já vem promovendo para incentivar o desenvolvimento regional, aliados aos programas governamentais. "Esses incentivos disponibilizados pela Sudene, aliados ao Programa de Desenvolvimento que temos, são ferramentas que ajudam a dar competitividade à economia sergipana e atrair investimentos importantes para o Estado. Estamos fechando uma nova 'carteira' de investimentos que revelam isso e será anunciada até o final do ano", disse Déda.

"O Brasil está crescendo e Sergipe não perdeu este momento. Estamos, junto com a nação, fazendo crescer a economia, aumentando o nível de emprego e fortalecendo as bases para um futuro melhor para o nosso Estado", salientou.

Confiança

Aproveitando a presença de diversos empreendedores no evento, o governador deixou uma mensagem de esperança e propôs uma reflexão sobre o atual cenário da economia mundial. "Diante dos homens e mulheres que representam os investimentos privados, quero reafirmar uma mensagem de confiança, pois acredito que o nosso país saberá superar este momento, conservar sua estabilidade e que a melhor resposta para crise é produção, oferecendo possibilidade de consumo e garantindo que o país não vai parar", afirmou Marcelo Déda, referindo-se à solidez dos fundamentos da economia brasileira.

Participaram do evento o diretor de Administração da Sudene, Benito Gama, o diretor de Planejamento, o sergipano Saumíneo Nascimento, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, Eduardo Prado Oliveira, os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, de Governo, Clóvis Barbosa, de Turismo, João Augusto Gama, além do secretário chefe da Casa Civil, José de Oliveira Júnior e do presidente do Banese, João Andrade, dentre outras autoridades.

 

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

fotos: Lúcio Telles/ASN

A FIES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.