FIES defende redução do imposto de importação do aço

Aracaju/SE, 20 de Maio de 2022

O Governo Federal através do comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu reduzir de 10,8% para 4% a alíquota do imposto de importação sobre o vergalhão de aço. Essa redução vale até o fim do ano.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Eduardo Prado de Oliveira, “a medida é importante e deveria se estender a todos os derivados como chapas, tubos, perfis em aço em todas as suas especificações, dado que a redução atual se limita apenas para o vergalhão usado na construção civil”.

Além do aço, também houve mudança nas alíquotas do imposto de importação para alguns alimentos e insumos usados na produção agrícola. Dentre esses insumos, o fungicida Mancozeb que é usado como defensivo agrícola em cultivos de arroz, batata, feijão, soja, alface, milho e tomate, entre outros.

Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), os preços do vergalhão de aço subiram 34% de julho de 2020 a julho de 2021. Além disso, o Índice de Preços ao Produtor (IPP/IBGE) para o segmento de siderurgia registrou alta de 47,33% no ano passado.