Fies apresenta bolsa de resíduos
Em entrevista aos jornalistas Tiago Hélcias e Sayonara Higia, o técnico de meio ambiente John Sales e o economista Rodrigo Rocha apresentaram a Bolsa de Resíduos lançada pela Fies.
Aracaju/SE, 09 de Janeiro de 2020

foto reprodução Tv Sergipe

foto reprodução Tv Sergipe
Em entrevista aos jornalistas Tiago Hélcias e Sayonara Higia, o técnico de meio ambiente John Sales e o economista Rodrigo Rocha apresentaram a Bolsa de Resíduos lançada pela Fies. clique aqui para assistir a entrevista
A Bolsa de Resíduos da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe se propõe a identificar e apoiar iniciativas de gestão ambiental que permitam a redução, o reuso, a reciclagem de resíduos industriais gerados a partir de processos de produção. Dentre seus principais objetivos, estão a identificação e disponibilização de informações sobre resíduos industriais passíveis de transformação, promovendo o do relacionamento entre agentes que geram resíduos e possíveis usuários, visando seu aproveitamento econômico, a disseminação de tecnologias de utilização dos resíduos com vistas a criar projetos de geração de emprego e renda, e no fomento de novos investimentos.
Sob o enfoque de que o resíduo de uma empresa pode ser a matéria prima ou insumo necessário para outra, formando, desse modo, uma verdadeira cadeia de aproveitamentos, a FIES disponibiliza, através da Bolsa de Resíduos, um ambiente de relacionamento que visa, também, reduzir o impacto negativo dos rejeitos, atribuindo a esses um valor.
A partir da Bolsa de Resíduos, o meio acadêmico e institutos de pesquisa estarão estimulados à busca de tecnologias capazes de operar a utilização dos rejeitos das indústrias e da sociedade em geral. Por sua vez, empresários e investidores terão despertado o interesse por essas tecnologias, uma vez disponíveis Bolsas de fomento capazes de financiá-las e as entidades regulatórias, para o encaminhamento de problemas legais a elas relacionados.
A Bolsa de Resíduos é, sim, uma espécie de agência de fomento de tecnologia e de melhoria ambiental, ao estimular o aproveitamento dos resíduos em projetos economicamente autossustentáveis.
Além das informações relacionadas aos resíduos propriamente ditos, em espécie, volumes, forma de estoque, local, periodicidade do fornecimento, a Bolsa de Resíduos oferecerá informações gerais sobre a legislação ambiental, notícias locais e nacionais relacionadas ao meio ambiente, link’s de entidades com atuação vinculada ao esforço ambiental.
Através site www.sibr.com.br o empresário poderá cadastrar anúncio de venda, troca, compra ou doação de resíduos, além de se deparar com um site interativo com informações acerca da temática ambiental e temas variados. A partir do e-mail bolsaderesiduos@fies.org.br a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe manterá um canal de relacionamento direto com os participantes da Bolsa de Resíduos, abrindo uma nova fase para o segmento industrial sergipano.