Federação das Indústrias realiza o Encontro Estadual da Indústria
Aconteceu na última sexta-feira, 26, o Encontro Nacional da Indústria, que contou com a participação de representantes dos sindicatos filiados à Federação...
Aracaju/SE, 09 de Janeiro de 2020


Ricardo Lacerda (esquerda) apresenta o estudo sobre a cadeia produtiva Têxtil
Aconteceu na última sexta-feira, 26, o Encontro Nacional da Indústria, que contou com a participação de representantes dos sindicatos filiados à Federação. O objetivo foi discutir e alinhar a visão do Estado a respeito de questões críticas para a Indústria a serem abordadas no 3º ENAI, que ocorrerá em Brasília nos dias 28 e 29 de outubro.
No evento deste ano, foi apresentado um estudo sobre a cadeia produtiva Têxtil e de Confecções pelo professor do departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ricardo Lacerda. Além do setor Têxtil, serão estudadas mais três cadeias produtivas sergipanas: Metal Mecânica e Naval, Construção Civil e Cerâmica e a cadeia Sucro Alcooleira. Ainda foram discutidos os temas primordiais da indústria e sugestões para o 3º ENAI (Inovação e produtividade na Indústria; Sistema Trabalhista e impacto na competitividade industrial; Tributação e os desafios para a Indústria; Competitividade Sistêmica – Infra-estrutura e Meio Ambiente; Inserção Internacional da Economia Brasileira).
A partir dos resultados dessas pesquisas, será elaborado o “Fórum de Competitividade”, onde as demandas e as propostas do setor industrial serão apresentadas ao Governo do Estado para ser tomadas as medidas necessárias para o seu desenvolvimento. As pesquisas também servem para orientar a indústria em temas específicos, proporcionando maior embasamento para as novas ações do setor.
Após o evento os industriários participaram de uma palestra/ almoço com o tema “Recuperação de Créditos Tributários”, ministrada por integrantes do escritório Marcelo Dantas e Ramalho Advogados Associados.