Escassez de mão-de-obra qualificada ameaça crescimento do Brasil, escreve o The New York Times
O jornal norte-americano The New York Times desta quarta-feira destacou que a falta de mão-de-obra qualificada é um fator que ameaça o crescimento do Brasil.
Aracaju/SE, 09 de Janeiro de 2020

O jornal norte-americano The New York Times desta quarta-feira destacou que a falta de mão-de-obra qualificada é um fator que ameaça o crescimento do Brasil. A reportagem "Procuram-se trabalhadores qualificados para a economia em crescimento no Brasil" lembra a projeção de crescimento proposta pelo governo Lula de 5% daqui até 2010, e entre 3% e 4% ao ano na década seguinte.
Porém, o país deve enfrentar a escassez de mão-de-obra altamente qualificada, particularmente engenheiros e técnicos profissionais, para atingir tal meta. "A falta de engenheiros de construção ameaça projetos de infra-estrutura; áreas como bancos, fabricação de aviões, petroquímica e metalurgia estão todas competindo pelos mesmos graduados de destaque. Nos setores de gás e petróleo que passam por um boom, as empresas estão recorrendo a mão-de-obra estrangeira porque não há brasileiros qualificados o suficiente", escreve o NYT.