Siga-nos:

MENU

Dia Nacional do Panificador é celebrado em Aracaju

Na festa foram anunciadas as panificações vencedoras do concurso que elegeu o melhor pão francês da grande Aracaju

Aracaju/SE, 07 de Julho de 2014

Compartilhar:

20200109143229_5e1763ad25708.jpg
20200109143229_5e1763ad5d9e2.jpg

A empresária Júlia e o padeiro Gilmário comemoram o prêmio

20200109143229_5e1763ad6b2e0.jpg

O presidente da FIES também marcou presença na festa

Uma grande festa em alusão ao Dia Nacional do Panificador reuniu filiados, familiares, padeiros e amigos da indústria panaderil sergipana, no último domingo (06). Realizado pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe (Sindipan/SE), o evento contou com a exposição de maquinários e produtos de fornecedores, áreas de lazer, brincadeiras, sorteio de brindes e churrasco. 

 

Para o presidente do Sindipan/SE, Antônio Carlos Francisco de Araújo, o momento de celebração serve para unir toda a classe panaderil. “Uma festa tradicional que realizamos todos os anos para o nosso segmento, me sinto orgulhoso em poder oferecer um momento como este aos nossos panificadores”. De acordo com o presidente, o Sindicato conta com cerca de 200 indústrias filiadas.

 

Durante a festa, foram anunciadas e premiadas as panificações vencedoras da 1ª edição da “Campanha de Melhoria da Qualidade do Pão Francês” que elegeu o melhor pão francês da grande Aracaju. Das nove panificações finalistas do concurso, três foram classificadas. O terceiro lugar ficou com a Panificação São João; o segundo lugar com a Tortelli; e em primeiro lugar a Casa do Pão, que recebeu o título de melhor pão francês.

 

Para a proprietária Júlia Moreira Prata, a conquista se deve ao trabalho realizado em conjunto com todos os colaboradores da empresa. “Foi muito gratificante ganhar esse concurso. E agora, sabendo que o nosso pão está dentro das normas exigidas o nosso objetivo será de manter essa qualidade e aprimorá-la cada vez mais”, comemora. A empresária foi premiada com 20 sacas de farinha de trigo e o padeiro, Gilmário dos Santos, com um notebook.  

 

A representante do SEBRAE Nacional, Regina Diniz, disse que o concurso é referência no trabalho de conscientização da aplicação da norma e será apresentado na Feira Internacional da Panificação que acontece este mês, em São Paulo. “O estímulo à aplicação da norma para a produção do pão francês é essencial para termos um alimento de melhor qualidade. Um trabalho importante e incentivado pelo SEBRAE que pretende estimular essa qualidade para todas as padarias do Brasil”.

 

A Campanha

 

Ao todo, foram 45 panificações inscritas na Campanha. Para eleger o melhor pão francês foram seguidos critérios rigorosos e avaliadas sete características: coloração, pestana, crocância, miolo, lastro, sabor e aroma. A metodologia utilizada foi de acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 16170.

 

Além da capital, a Campanha foi aberta para micro e pequenas empresas formalizadas e sediadas nos municípios da grande Aracaju (Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda e Laranjeiras) e faz parte de uma das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe, coordenado pelo SINDIPAN/SE em parceria com o SEBRAE, a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES). A Campanha contou ainda com o apoio da Unit, Moinho Sergipe/Sarandi, ITPC e ABIP. Confira a galeria de fotos.

A FIES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.