Congelamento de alimentos é tema de palestra em Aracaju
Aracaju/SE, 29 de Janeiro de 2015



Foi realizada ontem, 28, no auditório do SEBRAE, uma palestra sobre o tema “Congelamento: tendência, realidade ou necessidade?” ministrada pela engenheira de alimentos Ana Carolina Diniz, consultora do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria de Belo Horizonte. Uma realização do SEBRAE em parceria com Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe – SINDIPAN –, Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, UNIT, Sarandi, Associação Brasileira da Indústria da Panificação (ABIP) e ITPC-MG.
Durante a palestra a consultora alertou os empresários sergipanos quanto à necessidade de congelar os alimentos para aumentar a produtividade. O correto armazenamento dos produtos facilita o controle de processos, garante a qualidade do alimento, estimula a produção em série, otimiza o tempo de produção e reduz custos. Os participantes perceberam os benefícios que essa técnica traz à empresa através da realidade de outros estados brasileiros que utilizam o congelamento.
Em Sergipe já existem empresas que vendem diretamente ao consumidor final e fornecem pães congelados a outras padarias. Um exemplo disso é a panificação “Pão toda hora”, do empresário Mendonça, que utiliza o congelamento há um ano. Ele incentiva outros proprietários do ramo panaderil a aderirem a essa prática e afirma que esse método eleva a produtividade e garante a qualidade da mercadoria. Além, é claro, do aumento da oferta e da possibilidade de ampliação do mix de produtos da empresa.
O presidente do SINDIPAN, Antônio Carlos de Araújo, e o vice Eleutério Pereira agradeceram a participação dos empresários do ramo panaderil e se colocaram à disposição para ajudar o setor no que for necessário e assim garantir o desenvolvimento do mercado de panificação e confeitaria do estado de Sergipe.