Siga-nos:

MENU

CNI elege nova diretoria para o quadriênio 2023-2027

Aracaju/SE, 04 de Maio de 2023

Compartilhar:

O empresário Ricardo Alban foi eleito nesta quarta-feira (3) para um mandato de 4 anos à frente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Atual presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), ele vai assumir a Presidência da CNI no dia 31 de outubro, quando se encerra o mandato do atual presidente, Robson Braga de Andrade. A chapa de Alban foi eleita por unanimidade e é composta por cinco vice-presidentes executivos.

 

Os cinco eleitos para os cargos de vice-presidente executivo, na eleição realizada na sede da CNI, em Brasília, representam as indústrias de cada uma das regiões do país. São eles: Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Jamal Bittar, presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA); Antonio Carlos Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM); e Gilberto Petry, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

 

Como funcionam as eleições?

 

Todos os 27 presidentes de federações estaduais da indústria têm direito a voto na eleição da CNI. A votação aconteceu ao longo desta manhã, com as presenças das lideranças industriais de todos os estados.

 

Após o anúncio do resultado, Ricardo Alban declarou que sua eleição representa a união de todas as federações das indústrias do país em torno de um projeto de revitalização do setor, aproveitando este momento único da conjuntura nacional e global. “Nossa missão é representar e defender os interesses de todos os industriais brasileiros, do pequeno ao grande, do Norte ao Sul, da agroindústria à ciber indústria. Minha experiência em gestão e no apoio à inovação e energias limpas será a base para o nosso trabalho à frente da CNI”, destacou Alban.

 

Ele acrescentou que até a sua posse, em outubro, vai intensificar ainda mais o diálogo interno e externo para começar a gestão focada em resultados concretos para a indústria brasileira. “Trabalharemos para materializar o apoio à indústria já manifestado pelas lideranças políticas nacionais e regionais. Assim, a indústria brasileira poderá ampliar sua contribuição para o Brasil alcançar novo patamar de desenvolvimento econômico e social. Não há grande país no mundo sem uma grande indústria. É isso o que todos nós queremos”, concluiu.

 

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, elogiou a atuação de Alban à frente da FIEB e disse ter a convicção de que ele terá um mandato pautado no fortalecimento do setor e na continuidade da retomada da indústria brasileira. “Desejo boas-vindas ao Ricardo Alban. Estamos prontos para um processo de transição produtivo”, afirmou. “Tenho certeza de que ele vai liderar um trabalho focado no crescimento da indústria e na superação de desafios, construindo uma agenda cada vez mais próxima da base industrial e do poder público”, completou Robson Andrade.  

 

Presidente eleito priorizou inovação e gestão corporativa na FIEB    

O empresário industrial Antonio Ricardo Alvarez Alban, de 63 anos, é presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia desde 2014 e presidente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB) desde 2018. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia e Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia, Alban trabalhou no Citibank no início dos anos 1980 e, desde 1987, é sócio-diretor da Biscoitos Tupy, tradicional fábrica de alimentos baiana fundada por sua família.

 

Ao longo de sua trajetória profissional, Alban dedicou-se a promover a indústria por meio de participação ativa em entidades empresariais e de desenvolvimento regional. Ele é vice-presidente da CNI (2018/2023); vice-presidente da Associação Nacional da Indústria de Biscoitos; presidente do Sindicato da Indústria do Trigo, Milho, Mandioca, Massas Alimentícias e de Biscoitos do Estado da Bahia; membro do Conselho Nacional do SESI; membro da Associação Nordeste Forte; membro titular do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); membro do Conselho de Administração da Renova, do Conselho de Administração da Cetrel e do Conselho Consultivo Agro da Unigel.

 

Sob a liderança de Ricardo Alban, a FIEB ganhou envergadura e eficiência, atestadas pelo aumento significativo na prestação de serviços à indústria baiana. A gestão corporativa foi um dos grandes focos de sua administração. A FIEB publica balanços auditados nos grandes jornais, e órgãos de controles nacionais como CGU e TCU analisam seus editais.

 

A inovação foi outro vetor que ganhou destaque na gestão de Alban à frente da FIEB, com iniciativas voltadas ao incentivo à pesquisa e desenvolvimento (P&D), e energia limpa. A FIEB contribuiu para criar na Bahia um hub para a nova indústria, baseada em inovação, P&D e energia limpa, por meio do SENAI Cimatec, Cimatec Park e ações com a adesão ao Pacto Global.

Nesse contexto, destaca-se o Cimatec Park, inaugurado em 2019 numa área de 4 milhões de m² no polo industrial de Camaçari, com investimentos de cerca de R$ 100 milhões.

 

Conheça os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal 2023-2027

 

Diretoria:

 

Presidente
Antonio Ricardo Alvarez Alban

 

Vice-presidentes executivos
Josué Christiano Gomes da Silva
José Ricardo Montenegro Cavalcante
Jamal Jorge Bittar
Antonio Carlos da Silva
Gilberto Porcello Petry

Vice-presidentes
Eduardo Eugenio Gouvea Vieira
Mario Cezar de Aguiar
Carlos Valter Martins Pedro
Ricardo Essinger
Flavio Roscoe Nogueira
Silvio Cezar Pereira Rangel
Amaro Sales de Araújo
Marcelo Thomé da Silva de Almeida
José Carlos Lyra de Andrade
Sergio Marcolino Longen
José Conrado Azevedo Santos
Leonardo Souza Rogério de Castro

 

1º Diretor Financeiro
Cristhine Samorini

 

2º Diretor Financeiro
Eduardo Prado de Oliveira

 

3º Diretor Financeiro
Francisco de Assis Benevides Gadelha

 

1º Diretor Secretário
Sandro da Mabel Antonio Scodro

 

2º Diretor Secretário
Edilson Baldez das Neves

 

3º Diretor Secretário
Roberto Magno Martins Pires

 

Diretores
Antonio Jose de Moraes Souza Filho
Izabel Cristina Ferreira Itikawa
José Adriano Ribeiro da Silva
Luiz Cesio de Souza Caetano Alves
Jorge Alberto Vieira Studart Gomes
Roberto Pinto Serquiz Elias
José Henrique Nunes Barreto
Paulo Afonso Ferreira
Gilberto Ribeiro
Jandir Jose Milan
Gilberto Seleme
Alessandro Jose Rios De Carvalho
Jorge Wicks Corte Real
Alexandre Herculano Coelho de Souza Furlan
Edson Luiz Campagnolo

 

Conselho fiscal

 

Titulares
Hilton Morais Lima
Fernando Cirino Gurgel
José da Silva Nogueira Filho

 

Suplentes
Clerlanio Fernandes de Holanda
Francisco de Sales Alencar
Edmilson Matos Cândido

 

A FIES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.