Certificado de Origem não-preferencial da FIES recebe selo internacional

Aracaju/SE, 06 de Julho de 2022

A partir de junho, os Certificados de Origem não-preferenciais emitidos pela Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), por meio do Sistema NOVO COD, levarão a chancela da International Chamber of Commerce (ICC). As entidades acreditadas pela ICC recebem um selo de qualidade distinto e reconhecido internacionalmente, reforçando sua integridade e credibilidade como terceiros confiáveis e competentes na emissão de certificados de origem, que aparece ao lado do carimbo da entidade emissora no formulário do certificado.

A emissão do certificado de origem é feita pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela CNI. O certificado é um documento que garante a origem dos produtos, além de facilitar o desembaraço aduaneiro e gerar competitividade para as empresas exportadoras brasileiras. O selo ICC agrega, não somente credibilidade, mas também rastreabilidade aos documentos dentro e fora do país, a partir do site de verificação de certificados de origem da ICC/WCF.

Estabelecido pela ICC em 2012, a Cadeia Internacional de Acreditação de Certificados de Origem conta com 733 entidades acreditadas em 31 países. O Brasil é o 31º país a receber a chancela. Após cumprir uma série de adaptações às normas internacionais, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as federações das indústrias, incluindo a FIES, tornaram-se as únicas entidades acreditadas no país.

Segundo o coordenador de Internacionalização da CNI, Felipe Spaniol, a acreditação é resultado do trabalho de mais de uma década da CNI e das federações na emissão de certificados de origem de forma segura, moderna e de acordo com as normas mais atuais e em conformidade com as melhores práticas internacionais.

Conheça alguns dos benefícios do selo

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL: Todo certificado de origem emitido por uma entidade acreditada recebe o selo de qualidade internacional, garantindo às entidades acreditadas maior reconhecimento internacional e rastreabilidade;

SEGURANÇA: Os dados de certificados de origem emitidos com o selo de qualidade pelas entidades acreditadas são inseridos no site de verificação de certificados de origem da ICC/WCF. As autoridades aduaneiras e as entidades acreditadas podem verificar a autenticidade do certificado de origem usando seu número de identificação e número de acreditação;

REDE GLOBAL: Com 56% do comércio global sendo de produtos intermediários, os negócios dependem de um fornecimento eficiente. Em todos os países, as alfândegas e a comunidade empresarial podem contar com a rede global de entidades acreditadas que presta apoio fornecendo serviços de facilitação do comércio e documentação profissional;

MELHORES NEGÓCIOS: Para as entidades acreditadas, fazer parte da Cadeia de Acreditação de Certificados de Origem ajuda a reforçar e promover seu papel central como facilitadores de comércio e serviços.

Plataforma moderna garante emissão do certificado de origem de maneira ágil

Presente nas federações de indústrias, a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio da oferta de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades.

Assim, em 2020, a CNI lançou uma plataforma para a emissão de certificados de origem para exportadores brasileiros. Com identidade visual mais moderna, numa plataforma mais ágil e intuitiva, o sistema permite que o empresário emita de forma simplificada o documento que garante ao produto brasileiro benefícios tarifários em 24 países.

Com informações da CNI