Siga-nos:

MENU

Carnalita: FIES realiza reunião entre Prefeitura e Governo

Foi a reunião mais positiva que participei\". Foi com essa frase que o prefeito de Capela e membro da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) Ezequiel Leite terminou a reunião na sede do Sistema Indústria

Aracaju/SE, 31 de Janeiro de 2014

Compartilhar:

20200109143222_5e1763a614260.jpg

"Foi a reunião mais positiva que participei". Foi com essa frase que o prefeito de Capela e membro da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Ezequiel Leite, terminou a reunião na sede do Sistema Indústria, na manhã da última quarta-feira (29). O encontro durou mais de duas horas, a portas fechadas, e contou com a mediação do presidente da FIES, Eduardo Prado de Oliveira, junto ao governo do Estado e os setores empresariais sergipanos sobre o Projeto Carnalita. “Eu me sinto em casa quando venho a Federação das Indústrias, da qual, também faço parte. Nós temos total interesse em resolver esse impasse, porém, em primeiro lugar eu penso na população capelense. Vamos analisar a nova proposta do governo que até então não tinha nenhuma concistência jurídica”, afirma o prefeito.

 

Com a nova proposta, fica assegurado a cada município produtor do minério, o ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços decorrido da sua comercialização. “Era um pleito do município de Capela e conseguimos através de um entendimento com a Vale a inclusão dessa nova medida”, explica o secretário de estado da Fazenda, Jefferson Passos. Ainda de acordo com o secretário, a nova medida consiste ainda na implantação de dois centros de distribuição, um em cada município, ou seja, Capela e Japaratuba, que serão responsáveis também pela comercialização do produto extraído em cada município.

 

Através desse investimento de US$ 2 bilhões que a Vale pretende fazer em Sergipe, mais de 4 mil empregos podem ser gerados e muitos segmentos serão desenvolvidos. A Federação das Indústrias do Estado de Sergipe aprova o investimento no estado e acredita que é com o diálogo que o entendimento acontecerá. “Espero que o impasse seja resolvido. O Governo fez uma contraproposta que atende aos interesses de Capela e de Japaratuba. Estamos fazendo o nosso papel de intermediar esse diálogo, afinal, são investimentos importantes para o nosso Estado e que irá desenvolver todos os setores da nossa economia”, explica Eduardo Prado.

 

A reunião contou ainda com a participação do secretário de estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento; do subsecretário do Desenvolvimento Energético, Oliveria Júnior; do presidente da Acese, Alexandre Porto; do presidente da CDL/SE, Samuel Schuster; do presidente da Fecomércio/SE, Abel Gomes; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice-presidente da FIES, Antonio Carlos Araújo; do superintendente do Sebrae/SE, Lauro Vasconcelos; do coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Roger Barros; e do coordenador do movimento ‘A carnalita é de Capela’, professor “Jota”.

 

Brasília

 

O prefeito de Capela, Ezequiel Leite, participa de uma reunião nesta terça-feira (04) em Brasília com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, juntamente com o governador do Estado, Jackson Barreto, além dos parlamentares da bancada sergipana na Câmara e no Senado Federal, a fim de estabelecer um entendimento sobre o projeto.

A FIES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.