Ação Global prestou mais de 136 mil atendimentos em Sergipe
Aracaju/SE, 09 de Janeiro de 2020

Ação Global
A característica do Ação Global é concentrar em um só dia um grande número de serviços de saúde, cidadania e lazer para a população. Criado em 1995 ele oferece à população atividades nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer, cultura e responsabilidade social. Em pouco mais de dez anos de existência, o programa beneficiou mais de 36 milhões de pessoas.
Em Sergipe, o SESI e parceiros realizaram o Ação Global, das 8h às 17h, em duas localidades: O Complexo Desportivo do Sesi e no Distrito Industrial da cidade de Nossa Senhora do Socorro.
A estimativa de atendimento foi superada com 136009 atendimentos prestados por mais de 2000 voluntários entre funcionários do Sesi, voluntários das instituições parceiras e outros voluntários.
Foram oferecidos atendimentos odontológicos e clínicos, emissão de documentos, consultoria jurídica, oficinas de arte, palestras educativas e outros tipos de serviços além de um espaço inteiramente dedicado ao público infantil: o Parque do Sesinho.
Segundo o gerente-executivo de Responsabilidade Social do Serviço Social da Indústria (SESI), Alex Mansur, a grande importância do Ação Global para o SESI deve-se ao fato de ser um programa estruturado a partir do Mapa Estratégico da Indústria, cuja meta é o desenvolvimento sustentável do país até 2015. O Ação Global contribui para a redução das desigualdades sociais e regionais e é um programa de investimento social privado avaliado e monitorado.
Outro valor incorporado ao Ação Global é o voluntariado. Muitas pessoas se dispõem a trabalhar durante um dia para melhorar a situação de outros. Outra característica importante é o estabelecimento de parcerias bem articuladas com organizações que tenham credibilidade.
A adesão de empresas e parceiros ao Ação Global vem crescendo principalmente entre as indústrias que apoiaram o evento com voluntários, recursos e doação de produtos. As empresas têm muito a ganhar quando adotam uma gestão socialmente responsável. Elas conseguem a fidelidade do cliente.
Atualmente pesquisas têm demonstrado que os consumidores brasileiros preferem produtos de empresas que de gestão socialmente responsável, que reduzem as emissões poluentes, que colaboram com a comunidade e realizam uma ação conjunta econômica, social e ambiental.
As maiores bolsas mundiais possuem fundos específicos para empresas socialmente responsáveis. Como a Bolsa de Nova Iorque, a Bovespa tem um Índice de Sustentabilidade Empresarial com empresas que têm resultados diferenciados. Essa é uma tendência mundial e o esforço do SESI é para que a indústria brasileira concorra com padrões internacionais.