Siga-nos:

MENU

ABDI apresenta Política de Desenvolvimento Industrial na Fies

Representantes de empresas, indústrias e entidades de Sergipe conheceram nesta sexta-feira, 21, os instrumentos da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) de auxílio à indústria local.

Aracaju/SE, 09 de Janeiro de 2020

Compartilhar:

20200109143157_5e17638de1154.jpg
20200109143157_5e17638de57d4.jpg

Reginaldo Arcuri (ABDI), Eduardo Prado (FIES), Jorge Santana (SEDETEC)

Representantes de empresas, indústrias e entidades de Sergipe conheceram nesta sexta-feira, 21, os instrumentos da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) de auxílio à indústria local. A exposição foi feita pelo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcuri, durante solenidade realizada no auditório da Federação das Indústrias de Sergipe (Fies).

Na oportunidade, foi assinado um termo de parceria entre a ABDI, o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), e a Fies para instalação do Núcleo de Apoio à Implementação da PDP, uma das mais importantes ações da Rede Nacional de Agentes de Política Industrial (Renapi), programa da ABDI voltado à difusão da política. Sergipe é o terceiro estado do país a ter o núcleo implantado. Também fazem parte da lista Goiás e Acre.

Elaborada pelo Governo Federal com a participação da iniciativa privada e sob a coordenação geral do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a PDP tem quatro metas principais a serem atingidas até 2010: ampliar o investimento fixo com relação ao Produto Interno Bruto (PIB) para 21%; elevar o gasto privado em pesquisa e desenvolvimento para 0,65%; ampliar a inserção do Brasil no comércio internacional para 1,25%; e dinamizar as micro e pequenas empresas exportadoras com a previsão de aumentar em 10% a quantidade de exportadores.

Para isso, foram pensadas medidas de curto, médio e longo prazo que fortalecerão as cadeias produtivas. "É uma proposta abrangente, mas com foco, implementada por meio de programas, com instrumentos, recursos e responsabilidades definidas", afirmou Reginaldo Arcuri durante sua exposição.

Apresentações

O secretário de Estado do Desenvolvimento, Jorge Santana, fez uma breve explanação sobre o Plano de Desenvolvimento Econômico do Estado de Sergipe (Desenvolver-SE), destacando dois programas de governo: 'Sergipe Inovador', voltado para as questões de Ciência, Tecnologia e Inovação; e o 'Sergipe Competitivo', para aspectos relacionados aos investimentos privados.

"Além de várias ações implantadas nessas áreas, estamos em campanha permanente pela formalização de pequenos e micro negócios sergipanos e para atração e fomento a novos investimentos privados para o Estado", disse Jorge Santana, ao registrar a chegada em Sergipe nos últimos dois anos de 101 empreendimentos industriais ou turísticos incentivados pelo Governo do Estado.

Ainda durante sua apresentação, Jorge Santana ressaltou a parceria com a Fies para a realização do Programa de Qualificação de Fornecedores, a implantação da Zona de Processamento de Exportações de Sergipe, que estará situada no município de Barra dos Coqueiros, e a nova fase do Parque Tecnológico de Sergipe (Sergipetec), que atende às áreas temáticas  de energias, tecnologia da informação e biotecnologia. Em breve, será iniciada a construção da nova sede do Sergipetec, anexa ao Campus Universitário da UFS, em São Cristóvão.

Também participaram do evento como palestrantes o diretor de Planejamento da Sudene, Saumíneo Nascimento, que expôs o 'Plano de Desenvolvimento do Nordeste' e Dyogo Oliveira, secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, que falou sobre a 'Crise Econômica e seus Impactos no País'.
 
Fortalecimento das indústrias

Como parte das ações previstas pela coordenação do evento em Sergipe, a equipe da Renapi visitou indústrias sergipanas. Na quinta e sexta-feiras, dias 20 e 21, o presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, esteve acompanhado de seus auxiliares e de técnicos da Sedetec e Codise, visitando a QS Componentes e Condutores Elétricos, em Aracaju, e a empresa de transportes marítimos H Dantas, na Barra dos Coqueiros.

A iniciativa serviu para que a equipe conhecesse algumas unidades do quadro industrial do Estado para, com a instalação do Núcleo da Renapi, identificar demandas voltadas para o desenvolvimento do setor, particularmente na área de tecnologia e inovação. De posse desse levantamento, serão adotadas providências para fortalecer as indústrias, dotando-as de inovações tecnológicas para maior competitividade no mercado. Fazem parte do Núcleo da Renapi a ABDI, a Fies e o Governo do Estado, através da Sedetec.

 

Fonte: Agência Sergipe de Notícias Fotos Jairo Andrade

A FIES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.