Siga-nos:

MENU

Núcleo de Informações Econômicas

banner_site_economia.jpg

 

“Motivada pela necessidade de oferecer soluções adequadas às questões próprias de sua atividade representativa a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe – FIES e as entidades que a integram cedo entenderam no momento que emergiam os novos modelos de gestão indispensáveis ao sucesso das administrações a importância da informação como ferramenta estratégica”.

Para isso foi criado o NIE Núcleo de Informações Econômicas da FIES. Tem como objetivo principal dar suporte à diretoria e representantes da entidade nos diversos organismos colegiados onde tem representação através da elaboração de dados econômicos sobre o desenvolvimento industrial de Sergipe bem como dados relevantes em todos os âmbitos da economia sergipana. O NIE realiza estudos nas áreas social e econômica além de estudos que dele demandem tais informações.

 

Contatos:
nie@fies.org.br
(79) 3226-7418

 

Abaixo estão relacionadas as principais atividades desenvolvidas pelo NIE:

Pesquisas de Campo
A partir do know-how adquirido através de várias pesquisas já realizadas o NIE está apto a realizar pesquisas nas áreas social e econômica através de aplicação e tabulação de questionários bem como elaboração de relatórios de análise dos resultados obtidos em campo.

Sondagens 
Sondagem Industrial é uma importante ferramenta para acompanhar a condição atual da indústria de transformação sergipana bem como as expectativas futuras podendo assim antecipar seus movimentos. Sondagem da Construção Civil visa acompanhar a condição atual deste segmento econômico bem como as expectativas futuras.

Perfil da Mão de Obra dos setores industriais
A série de estudos sobre o perfil da mão de obra dos segmentos industriais é de grande relevância para que os sindicatos possam descobrir as deficiências bem como as forças de seus trabalhadores e de posse dessas informações poderem aumentar a produtividade das indústrias.

Posto de Informações do BNDES
O NIE abriga sob sua responsabilidade o papel de difusor de informações sobre as linhas de financiamento do BNDES ajudando os empresários a utilizarem as melhores (e mais adequadas) linhas de financiamento disponíveis na instituição.

Núcleo RENAPI (Rede Nacional de Política Industrial)
Núcleo composto pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) Federação das Indústrias (FIES) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDETEC). Este núcleo tem por objetivo aumentar o acesso das indústrias sergipanas aos instrumentos da Política Industrial do Governo Federal.

Projetos e Programas de apoio à Indústria
Desenvolvimento de ações em parceria com instituições locais e/ou nacionais com o objetivo de fortalecer a indústria sergipana.

Núcleo de Inovação
O Núcleo de Inovação de Sergipe tem o compromisso de estimular a inovação nas empresas para seu ingresso na agenda de inovação e de contribuir para o alcance dos objetivos e metas da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). 

Emissão de Certificado de Funcionamento Regular
Documento indispensável no processo de recebimentos de incentivos fiscais federais.

Cadastro Industrial
Guia de empresas sergipanas em processo permanente de ampliação e atualização de dados.

Boletim Sergipe Econômico
Trata-se de um boletim econômico mensal feito em parceria com a Universidade Federal de Sergipe – UFS que analisa informações relevantes sobre o desempenho das economias sergipana nordestina e brasileira. No endereço eletrônico www.sergipeeconomico.com o público poderá acessar as informações e dados mais recentes da economia sergipana.

A FIES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.