Governo atende pleito do empresariado

Aracaju/SE, 07 de Fevereiro de 2020

20200625091931_5ef496533e1e5.jpg

Dois dias apenas da realização de reunião na sede da FIES, quando dela participaram o presidente da entidade, Eduardo Prado de Oliveira, o Secretário de Estado da Fazenda, Marco Antonio Queiroz, a superintendente de Gestão Tributária, Silvana Lisboa, o empresário Roberto Constâncio Vieira Filho e Rodrigo Rocha, Economista Chefe da Federação das Indústrias, o Governo sinalizou positivamente ao pleito que lhe foi remetido pelo segmento industrial, contra termos da Portaria nº 44/2020, da SEFAZ, que antecipou a data de envio das informações fiscais das empresas em relação aos tributos estaduais.

Na data de ontem, o Secretário comunicou, por via telefônica, ao presidente Eduardo Prado que o Governador Belivaldo Chagas, sensível ao pleito empresarial, deverá editar  portaria com um novo prazo para a entrega das informações fiscais, que será antecipado de 20 para o dia 15 de cada mês, e não mais para o dia 9, como rezava a portaria anterior.

Para Eduardo Prado, “a notícia tem o condão de tranquilizar as indústrias, especialmente os setores financeiros das empresas que ficariam emparedados com a exiguidade de prazo de entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD)”. Ressaltou ainda o empresário que “num mundo tão burocrático é de se louvar a presteza com que a SEFAZ analisou a proposta empresarial e, mais ainda, a celeridade com que o Governador respondeu ao empresariado”.

O encurtamento do prazo prejudicaria o ambiente de negócios e a competitividade das indústrias e demais empresas sergipanas, sem mencionar a onerosidade de multas e retificações que decorreria do novo processo se fora implementado.