00/00/0000 às 00h00
Boletim Sergipe Econômico é oficializado

Uma ferramenta para as discussões econômicas. Assim pode ser definido o Boletim Sergipe Econômico, informativo que resultou da parceria entre a Federação das Indústrias de Sergipe (FIES) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na tarde da última quinta-feira, dia 5, foi assinado no auditório da reitoria da UFS o termo de convênio entre as duas instituições que oficializou o boletim que já está em sua 17ª edição.


Nascido através da necessidade de lançar um informativo de indicadores econômicos para subsidiar o debate sobre o desenvolvimento do nosso Estado, o Boletim Sergipe Econômico apresenta periodicamente indicadores da economia sergipana que auxiliem na compreensão da evolução conjuntural de Sergipe, sempre acompanhados de breves análises.
O evento de assinatura do termo de convênio, contou com a presença do Secretário-Executivo da FIES, Alexandre César Coutinho, do excelentíssimo Reitor da Universidade Federal de Sergipe, Prof. Dr. Josué Modesto dos Passos Subrinho, e o Vice-Reitor, Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli. O coordenador do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da FIES, Rodrigo Rocha, e o Prof. da Universidade Federal, Ricardo Lacerda, ambos coordenadores do Boletim Sergipe Econômico, também compareceram a solenidade.


As análises que se executam a partir dos dados apresentados no Boletim, balizarão o conhecimento que estudantes e professores terão a cerca da economia. Essa é a opinião do Excelentíssimo Reitor da UFS, Prof. Dr. Josué Modesto Subrinho. Segundo ele, a tendência é o produto voltar-se para a sociedade. “A rigor, o conhecimento econômico diz respeito a todos os cidadãos. É importante que os cidadãos tenham fontes confiáveis de informações de dados e análises. Não apenas em opiniões sem vinculação e embasamento em fatos” pontuou o Reitor.


Já para o coordenador do Boletim por parte da Universidade Federal, Prof. Ricardo Lacerda, o informativo será uma ferramenta capaz de posicionar a sociedade sobre as questões econômicas com conhecimento de fato. “Foi uma iniciativa da Federação das Indústrias e da Universidade de sistematizar informações para fornecer a sociedade, para que ela tenha um conhecimento real da evolução da economia sergipana”. Ele pondera ainda que o Boletim Sergipe Econômico servirá em várias frentes, desde do empresariado ao consumidor comum. “Objetivo é atender aos empresários, aos consumidores e a toda a população sergipana com informações econômicas diretas sobre a realidade de Sergipe” declarou Ricardo que concluiu resumindo a real utilidade do informativo. “As pessoas terão uma visão clara do que está acontecendo com o nosso Estado”.


Qualquer tipo de discussão sobre temas econômicos tendem a ser indigestos para grande parte do público, em algumas vezes até para as pessoas mais bem informadas, daí a importância de a sociedade conhecer os fatos e números da economia brasileira e sergipana, para um debate mais qualificado e menos ideológico. O Boletim Sergipe Econômico trará diversas informações sobre a economia local tendo como base vários dados e estudos do setor. Com isso, as informações tendem a tornar-se palatáveis ao público em geral. O Boletim também foi lançamento durante o ciclo de palestras em comemoração aos 45 anos do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). Para ter acesso às edições anteriores do Boletim Sergipe Econômico basta entrar no site www.fies.org.br.

 

Mais notícias
Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 826 - Edf. Albano Franco - Centro Administrativo Dr. Augusto Franco Aracaju/SE CEP 49081-015
Telefone : 55 (79) 3226-7400