Siga-nos:

MENU

SENAI Sergipe oferece espaço inovador para alunos

Aracaju/SE, 04 de Maio de 2021

Compartilhar:

 

3.jpg

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Sergipe (SENAI/SE) conta com uma ampla estrutura laboratorial, além de disponibilizar aos seus alunos locais estruturados para a prática da Metodologia SENAI de Educação Profissional. Esse ambiente é ampliado com o SENAI LAB, um projeto do Departamento Nacional que cria nas escolas os “Espaços Makers SENAI”. Um espaço que permite que profissionais e alunos adquiram conhecimento, troquem experiências e compartilhem ideias por meio de atividades práticas de criatividade e inovação, exercitando a busca de soluções para problemas reais nos processos produtivos. 

WhatsApp Image 2021-04-23 at 09.40.14.jpeg
 

Na primeira semana de abril, o presidente do Sistema FIES Eduardo Prado de Oliveira, visitou o SENAI LAB Sergipe. Na ocasião, Marco Pacheco, Instrutor e Interlocutor da Rede SENAI de EAD, Tecnologias Educacionais e SENAI LAB, explicou ao presidente sobre o trabalho realizado no local. “O que fazemos aqui é promover um ambiente agradável e favorável para a criatividade profissional de nossos alunos, para motivar, dar novos significados, fazer novas conexões, descobrir possibilidades e assim, despertar nos alunos um novo profissional, o profissional da Indústria 4.0.”. O presidente ouviu atentamente as explicações, observou a estrutura, os equipamentos e objetos produzidos nas impressoras 3D.  

WhatsApp Image 2021-05-04 at 07.56.32.jpg

Em Sergipe, o SENAI LAB está localizado na unidade Centro de Educação e Tecnologia Albano Franco (CETAF AJU). O ambiente permite aos alunos explorar ideias e desenvolver projetos e protótipos inovadores, além de oferecer suporte por meio da orientação de instrutores capacitados. O SENAI LAB atende a todos os conteúdos formativos de diferentes unidades curriculares, de todos os cursos profissionalizantes, basta os docentes solicitarem a reserva do espaço para as atividades práticas, com planejamento e acompanhamento técnico. 

  

No Laboratório Maker do CETAF-AJU você encontra: 

 

  • Área de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) educacional, onde soluções podem ser idealizadas com apoio de chromebooks, com acesso à internet, e software Google que potencializam o aprendizado dos alunos; 

     
  • Área de Reparos/Manutenção, onde ficam disponíveis uma grande e diversificada quantidade de ferramentas para que os projetos possam tomar as primeiras formas, ou serem reparados, corrigidos, etc. O ambiente conta com bancadas para organização do local, carrinhos de ferramentas e material para prototipação. 

     
  • Área de Eletrônica, Automação e Robótica, ambiente preparado para permitir ao aluno práticas com as três áreas da eletrônica: a Analógica, a Digital e a de Potência. Sendo possível ao aluno soldar peças, criar sua própria placa de circuitos eletrônicos, esquemas automatizados, experimentos de robótica, programação, realizar experiência com IoT (Internet das Coisas), Computação em Nuvem, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, etc. 

     
  • Área de Prototipagem Laser e 3D, local equipado com Impressora Laser de grande porte, onde é possível realizar cortes e gravações em diferentes materiais como Madeira, Acrílico, Couro, Papelão, plástico, etc. O local também dispõe se duas impressoras 3D para criação de objetos tridimensionais (objetos 3D) de alta fidelidade, com recursos ainda de fresa (utilização de broca para esculpir, gravar objetos) e impressão em pasta cerâmica ou alimentícia. O ambiente também conta com um Plotter de recorte para comunicação visual dos projetos que são desenvolvidos no laboratório. 

     
  • Estúdio de Videoaula e Podcast, onde é possível realizar produções simples de vídeos, com a utilização de chroma-key e outros recursos de edição, bem como a produção de áudios específicos para os projetos locais ou nacionais com armazenamento na nuvem com ferramentas Google. 

     
  • Sala de reuniões e web conferência, ambiente para realização de pequenas reuniões presenciais ou a distância, onde docentes, alunos e outros colaboradores do SENAI ou de empresas parceiras interagem com os docentes e alunos locais, possibilitando a troca de conhecimentos em tempo real de qualquer lugar, por meio de ferramentas de comunicação do Google. 

     
  • Sala de Multimeios, pequeno laboratório de aula ou capacitações, equipado com computadores e smartboard, um quadro inteligente que reage em tempo real ao toque da caneta-apostador do docente e promove uma aula mais dinâmica para os alunos. 

     
  • Biblioteca, que integrada ao SENAI LAB, completa o ecossistema de desenvolvimento com seu repositório de livros físicos e virtuais de conteúdos didáticos e de conhecimentos gerais. 

     
  • Estúdio Móvel, é uma extensão do atual estúdio do SENAI LAB. Um recurso que permite levar os equipamentos para outras salas de aula, laboratórios, corredores, pátios, jardim, etc. e transformar em um mini estúdio de gravação. Com um kit de fundo fotográfico com tela verde, preta ou branca, conjunto de tripés, luminárias, câmeras e computador, transformamos qualquer lugar em um novo estúdio para transmitir ao vivo ou gravar vide aulas para nossos alunos. Uma solução barata, prática e rápida desenvolvida para atender a alta demanda de produção dos vídeos nesta época de pandemia. 

 

Em breve o SENAI disponibilizará mais um espaço de criatividade e inovação. O novo SenaiLab estará instalado na Unidade CETCC, localizada no Centro da cidade de Aracaju, na rua Propriá. Nesse novo ambiente, alunos e docentes poderão dispor dos equipamentos, softwares e demais  tecnologias.

A FIES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.