FIES, 73 anos de trabalho em prol da indústria sergipana

Aracaju/SE, 30 de Abril de 2021

Em 30 de abril de 1948 nasceu no estado de Sergipe a instituição, ligada a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que tem a finalidade de defender os interesses do industrial sergipano e alavancar a economia local. A Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) é um núcleo que abriga ações de cunho econômico, social e político, levando aos seus filiados suporte técnico para desenvolvimento de cada setor.

A FIES estuda, defende e coordena os interesses das categorias econômicas representadas pelos sindicatos patronais da indústria e colabora com o sistema confederativo a que pertence, como entidade técnica e consultiva, na busca do desenvolvimento da solidariedade social, do intercâmbio técnico, econômico e sindical. Portanto, a federação tem a missão de ser a responsável pela junção de diversas vozes dos setores da indústria para tornar robusta cada reinvindicação e fortalecer a classe. O maior benefício dessa ação é o desenvolvimento do local que cada indústria está inserida e, consequentemente, a geração de empregos.

Ao longo desses 73 anos a FIES passou pelo comando dos seguintes industriais: Carlos Rodrigues da Cruz, Paulo Figueiredo Barreto, Luciano Vieira do Nascimento, Esiel Mendonça, Albano Franco e Idalito de Oliveira. Atualmente a entidade é presidida pelo Economista Eduardo Prado de Oliveira. A solenidade de fundação da entidade aconteceu na sede da Delegacia Regional do Trabalho já agregando alguns Sindicatos como: Fiação e Tecelagem Panificação e Confeitaria Açúcar Calçados Alfaiataria e Confecção de Roupas de Homem.

Hoje, com 16 sindicatos filiados, a FIES atua em diversas frentes por meio de setores como o Núcleo de Informações Econômicas, com a divulgação de informações mais recentes sobre economia; o Gabinete de Defesa de Interesses e Legislação, com posicionamentos em relação a assuntos políticos, em busca de sanar as necessidades do empresário industrial, além da interlocução junto a governos e demais organismos para a ampliação da competitividade da indústria sergipana.

A força da indústria está na sua união e a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe é uma importante organização de gerenciamento e merece ser conhecida não somente pelos industriais, mas por toda população, visto que atua na ampliação da economia e isso afeta diretamente a todo indivíduo sergipano. Para saber mais sobre a FIES acesse www.fies.org.br.