Siga-nos:

MENU

Estudo contribui para inovações no setor industrial

Economista-chefe da FIES, Rodrigo Rocha, recebe o título de Doutor após apresentação de tese

Aracaju/SE, 19 de Maio de 2021

Compartilhar:

Rodrigo Rocha editado.jpg

 

Tecnologia e inovação são palavras que definem a indústria 4.0. Também conhecida como 4º Revolução Industrial, a indústria 4.0 está na inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, melhorando as atividades industriais e aumentando os processos de produção. Engana-se quem não conhece este conceito e acha que está longe do seu cotidiano. Essa “nova indústria” está mais próxima do que se imagina.

Nesse sentido, o Superintendente do IEL/SE e Coordenador da área econômica da FIES, Rodrigo Rocha, em sua tese do doutorado, apresentou a proposta de um mapa estratégico para acelerar o processo de desenvolvimento e adoção, pelo setor industrial brasileiro, das tecnologias habilitadoras para a Indústria 4.0.

Diploma Doutorado - Frente_turvo.jpg

Esse trabalho rendeu a Rodrigo Rocha o título de Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). A propriedade intelectual trata, de acordo com matéria publicada do Portal da Indústria, da proteção legal ao direito de apropriação sobre produções do intelecto humano. Ou seja, é uma maneira de garantir a segurança das produções oriundas de diversos segmentos, na área de indústria existe a propriedade industrial que garante a proteção de marcas e patentes.

A proposta apresentada por Rodrigo Rocha contribuirá para discussões mais estruturadas sobre o caminho estratégico que o Brasil poderá seguir para acelerar a adoção e o desenvolvimento, pelas indústrias brasileiras, de inovações voltadas a esta nova realidade trazida pela Quarta Revolução Industrial.

“Entre as principais conclusões do estudo merecem destaque: a necessidade de ampliar a oferta de qualificações voltadas ao aumento do uso dos mecanismos direcionados ao fomento/financiamento de inovações relacionadas com a Indústria 4.0; e a importância de desenvolver um modelo de interação entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e indústrias, em projetos voltados para Indústria 4.0, possibilitando a superação dos novos desafios que estão surgindo neste contexto. ” pontua o Superintendente do IEL/SE.

A FIES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.