Siga-nos:

MENU

Dia Mundial do Pão é marcado por distribuição de 20 mil pães em Sergipe

Aracaju/SE, 19 de Outubro de 2020

Compartilhar:

   A comunidade do loteamento Palmares amanheceu em festa com a chegada da comitiva que levou alimento para as mesas dos moradores na manhã desta sexta-feira (16). As comemorações alusivas ao Dia Mundial do Pão, que é celebrado em 16 de outubro, foram carregadas de solidariedade. Ao todo o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias do Estado de Sergipe (Sindipan-SE) realizou a entrega de 20 mil pães, fabricados por padarias sergipanas, a 29 instituições. 
 
DSC02724.JPG
 

 

   A dona de casa Evanilde de Jesus Santos, moradora da localidade, relata o quanto a iniciativa é importante e pede que outras instituições façam mais desse tipo de ação. “Essa doação representa muita coisa, é uma ajuda, porque eu e meu esposo estamos desempregados. Era bom que outras instituições ajudassem mais a gente, são muitos desempregados mães e pais de famílias precisando dessa iniciativa, principalmente nessa época de pandemia.”, revela Evanilde. Ela é apenas um exemplo em meio a tantos outros que participaram da solenidade realizada na Associação de Moradores do Loteamento Palmares, em Nossa Senhora do Socorro – SE. 
 
   Historicamente o pão é cheio de significado, atravessa gerações e e está presente na rotina alimentar das pessoas até hoje.  Quem não lembra da partilha dos pães na Santa Ceia? Pão também é simbologia. Na economia brasileira foi responsável por movimentar R$ 95,08 bilhões no ano de 2019, de acordo com dados do relatório de Indicadores da Panificação e Confeitarias Brasileiras, produzido pela Associação Brasileira de Panificação e Confeitaria (Abip) e com informações coletadas pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC).  

 

 
Dia Mundial do Pão 1.jpg
 
 

 

   A prova de que o pão é algo importante vai além dos números registrados. Para o presidente do Sindipan-SE, José Rodrigues, o pão representa, acima de tudo, união. “Um setor panaderil forte nos dá a oportunidade de contribuir com a sociedade e levar o pão às mesas de quem mais precisa. O ano de 2020 é totalmente atípico e nos tem levado a repensar nossas atitudes em prol da união entre as panificações e a população. Graças aos nossos parceiros, e respeitando o protocolo de distanciamento social, pudemos realizar essa entrega neste ano tão conturbado, o nosso sentimento é de pura gratidão.”, destaca Rodrigues.  
 
   Para o diretor do Sindipan, Antônio Carlos de Araújo, essa doação de 20 mil pães só reforça o compromisso do sindicato com a população. “Há vinte anos realizamos essa distribuição de pães não só em Aracaju, mas em outros municípios sergipanos. Essa ação é fruto de uma parceria e do desejo de levar o alimento a quem mais precisa.” 
 
 
   A união de instituições como Sindipan, Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Moinho Motrisa - Sarandi, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Sergipe (SENAI/SE) e Serviço Social do Comércio (SESC) fez do dia de 16 de outubro uma data não apenas de celebração, mas principalmente de generosidade. 
A FIES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.